sexta-feira, 27 de abril de 2018

A vida é movimento

A vida é movimento. Tenho certeza que alguns de vocês já ouviram isso. Na verdade, isso é muito próximo da verdade e eu gostaria apenas de acrescentar que, para viver uma vida saudável, você precisa saber como se movimentar.
Isso parece um pouco estranho de dizer, mas na verdade nós começamos a nos mover muito cedo na vida e ninguém realmente nos diz se o movimento está correto ou não. Geralmente começamos a engatinhar e a partir daí começamos a andar e, mais tarde na vida, desenvolvemos a capacidade de correr.
Nosso corpo é uma máquina muito complexa, mas tem alguns princípios básicos. Antes de ativarmos os músculos que nos movem, nosso corpo ativa os músculos que o estabilizam. Dessa forma, podemos nos mover em um padrão coordenado sem comprometer nossa saúde. Os músculos que nos movem são mais localizados em torno de nossos braços e pernas e os músculos que nos estabilizam estão em volta do tronco.
O problema começa quando, devido a certas circunstâncias (maus hábitos, sessão prolongada, desequilíbrio muscular, etc.), nossos músculos começam a perder suas prioridades. Então, de repente, você tem estabilizadores tentando mover as articulações em vez de estabilizá-las, fazendo com que a articulação se mova de maneira diferente. Obviamente nós não nos movemos como robôs e tudo isso acontece de uma maneira muito natural, mas o seu cérebro não entende quais músculos causam o movimento, ele só entende de movimento. Então, se você precisar levantar o braço, seu cérebro dará o comando, mas pode não usar a seqüência certa de músculos.
Uma boa postura e um movimento correto andam de mãos dadas, portanto, se o seu movimento não estiver correto, sua postura também será afetada, criando um círculo vicioso que pode levar a dor e lesão.
Assim, durante os movimentos, como sentar para ficar de pé ou subir e descer escadas ou até mesmo levantar alguma coisa, você pode não sentir dor, mas se seu movimento for afetado, você começará a desenvolver um padrão errado que pode levar a ferimentos. Provavelmente, a coisa mais importante que um Fisioterapeuta pode fazer por você é ensiná-lo a se movimentar usando os princípios básicos da biomecânica, depois de avaliar sua postura e a maneira como você se movimenta. Todo mundo é único e se movimenta de maneira diferente, mas os princípios básicos do movimento humano aplicam-se a todos e devem ser respeitados. A combinação de técnicas de reeducação postural com a reeducação dos padrões normais de movimento, através de análise de vídeo e observação básica, demonstrou fazer uma grande diferença na saúde das pessoas.
Corrigir um padrão de movimento errado pode ajudar a diminuir a degeneração articular precoce, a rigidez muscular e o desequilíbrio, promovendo um movimento mais fluido. Isto é extremamente importante para os atletas, ajudando-os a alcançar seus objetivos, como ter um melhor balanço do golfe ou bater uma bola de tênis com mais precisão ou mesmo correr de forma mais eficiente e rápida, mas para alguém que tem dor isso pode ser crucial.
Exercícios como Pilates e Yoga também são importantes porque ambos se concentram na estabilidade e no alongamento muscular, mantendo o movimento fluido e livre de restrições.
Então, da próxima vez que você estiver subindo e descendo escadas ou simplesmente saindo da cama, pense: "Estou indo para o lado certo?"
Luiz Sola - Movimento sem Dor
Fisioterapeuta Especialista em Dor Crônica
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