terça-feira, 11 de outubro de 2011

Guia de Postura

Dormir, usar o computador, calçar os sapatos, pegar objetos no chão, cuidar de crianças, arrumar a casa. Essas são atividades corriqueiras, comuns a todas as pessoas. No entanto, são tarefas simples como essas que costumam desencadear as temidas dores nas costas, sintoma que deverá afetar mais de 80% da população mundial pelo menos uma vez na vida, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Diante dessa realidade, o Dr. Helder Montenegro, atual presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), reuniu sua equipe de fisioterapeutas do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC Vertebral), rede de clínicas que fundou em 2005, para mapear as principais situações do dia a dia causadoras das dores nas costas, de acordo com o depoimento de pacientes.
Essa troca de experiências resultou no recém-lançado Guia de Postura Dr. Coluna, uma iniciativa da ABRColuna em parceria com o ITC Vertebral. O objetivo do material é servir como instrumento de utilidade pública, divulgando amplamente instruções preventivas das dores nas costas e problemas relacionados à coluna vertebral, corrigindo hábitos posturais do cotidiano.
O guia, que não possui fins lucrativos, está disponível em toda a rede de clínicas no ITC Vertebral em 32 cidades brasileiras, e agora pode ser acessado – também gratuitamente – pelo site



sábado, 8 de outubro de 2011

Baropodometria - Recurso Tecnológico que investiga sua pisada e como tratá-la.

Andar parece ser um mecanismo natural do homem. Entretanto, nem sempre utilizamos esse movimento corretamente e uma pisada incorreta pode causar sérios problemas posturais. Para avaliar como pisamos, andamos e usamos nossos pés, é utilizado um  recurso de alta tecnologia que contribui na avaliação postural, a Baropodometria Eletrônica.
Segundo o fisioterapeuta Luiz Fernando Sola, a Baropodometria Eletrônica pode ser aplicada em pessoas sadias ou portadoras de alguma patologia, seja ela ortopédica, traumatológica ou neurológica.
Para entendermos o recurso, começamos pela nomenclatura: Baro significa pressão, Podo é relativo aos pés e Metria é a referência desta avaliação. Com o exame, avaliamos a distribuição de peso ou pressão nos pés através de sensores eletrônicos que captam as diferentes pressões em pé ou caminhando”, explica Sola. Os dados coletados são enviados a um software que ajudará na interpretação dos valores coletados. Os resultados serão avaliados e relacionados com possíveis alterações posturais.
Mas funciona a avaliação? – Sola conta que existem muitas alterações de ordem músculo-esquelética como desvios posturais, inflamações nos tendões, desgastes articulares, dores crônicas na coluna, joelho e pé entre outras que podem ser tratadas corrigindo o tipo de pisada. “Este exame auxilia o profissional que trabalha com análise corporal e postural a identificar com mais precisão as alterações podais que podem interferir no funcionamento correto do corpo. Procuramos identificar estas alterações e propor soluções de tratamentos terapêuticos, preventivos e corretivos.”
A Baropodometria Eletrônica auxilia ainda a detecção de alterações ortopédicas da coluna como a escoliose, hiperlordose, hérnias discais, alterações de quadris, joelhos e as alterações típicas dos pés como pés cavos, pés planos e as patologias relacionadas como esporão de calcâneo, fascite plantar e tendinites.
“Todos estes sistemas podem ser afetados quando há um desequilíbrio nos pés”, conta o fisioterapeuta.
Diante dos resultados traduzidos por esses softwares, sua interpretação determinará o tratamento para a melhora da geometria postural. Entre os mais indicados estão o reforço muscular, alongamentos, reeducação postural, relaxamento terapêutico de músculos tensos, treino de resistência da região da cintura pélvica, palmilhas posturais personalizadas ou mesmo uma melhor indicação para aumento da performance no esporte praticado pelo indivíduo. “O exame agiliza e facilita a reabilitação da saúde das pessoas”, explica Sola.
Informações onde encontrar esta avaliação.
 www.institutokrion.com.br/palmilhas/locaisDeAtendimento.html

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Os 7 pecados que cometemos com a coluna

As dores nas costas são um fato no dia a dia da maioria das pessoas, o que é confirmado pelas estatísticas:
- Segundo a Fiocruz, 36% dos brasileiros sofrem com algum problema de coluna;
- O IBGE informa que, aqui no Brasil, os portadores de hérnia de disco já alcançam a marca dos 5,3 milhões;
- De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Domicílio (Pnad), a lombalgia é a segunda doença crônica mais comum do país com 13,5% de ocorrências. Perde apenas para a hipertensão arterial, 14%.
“Com o tempo, vamos somando pequenos gestos e hábitos do cotidiano que, aliados ao sedentarismo, levam a problemas mais sérios que a dor nas costas, como a hérnia de disco”, explica Dr. Helder Montenegro, fundador do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC Vertebral) e presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna.
Os 7 pecados. 
Dr. Helder Montenegro aponta os principais erros cometidos com a postura, observando as queixas de seus pacientes ao longo de sua vivência clínica, e aponta a forma correta de realizar as atividades:

1) Ao dormir
Erro: Dormir de bruços, pois a região lombar fica sobrecarregada.
Como corrigir: Deite-se de lado, com os joelhos levemente dobrados, com um travesseiro sob a cabeça e outro entre as pernas.
2) Ao trabalhar com o tronco inclinado para frente
“Nesta situação, arquitetos, dentistas, enfermeiros, médicos-cirurgiões e trabalhadores que carregam peso são os que mais sofrem”, avisa Dr. Helder.
Erro: Curvar as costas, debruçando-se sobre uma pessoa ou objeto.
Como corrigir: Mantenha a coluna ereta sempre que possível. Se o trabalho for em pé, conte com a ajuda de um banquinho para apoiar uma das pernas. Se for sentado, procure manter o pescoço elevado e as costas retas, além de levantar-se e alongar-se a cada 20 minutos.
3) Ao trabalhar diante do computador
Erro: Usar cadeira fixa, que faz com que o corpo fique mal posicionado. Escorregar o corpo na cadeira ou dobrar as pernas para trás também causam problemas nas costas.
Como corrigir: A cadeira deve ter rodinhas, regulagem de altura, regulagem de encosto e apoio para os cotovelos. Os braços devem ficar na altura dos cotovelos e as pernas em um ângulo de 90o com o chão.
4) Ao dirigir
Erro: Afastar-se da direção, escorregando o tronco para trás e esticando os braços. Dessa forma, tanto a região lombar como a cervical são prejudicadas.
Como corrigir: Use um suporte lombar (pequena almofada) para promover conforto e evitar dores na coluna, mantendo a postura correta. Joelhos alinhados com os quadris ou um pouco acima. Apoiar bem o corpo no assento e no encosto do banco e mais próximo possível de um ângulo de 90 graus.
5) Ao colocar e retirar o bebê do berço
Erro: Curvar excessivamente para frente e para baixo com o bebê nos braços (cujo peso intensifica a má postura), procurando transpor as grades do berço.
Como corrigir: Prefira berços com grades reguláveis, pois evita a inclinação excessiva. Posicione-se lateralmente ao berço e utilize o movimento das pernas, uma na frente da outra, oferecendo uma base necessária para que o joelho dobre, evitando curvar a coluna seja para colocar ou para retirar o bebê.
6) Ao varrer a casa
Erro: Curvar a coluna para frente, usando uma vassoura de cabo curto.
Como corrigir: Mantenha-se ereto e com os pés afastados. Utilize uma vassoura correspondente à sua altura, evitando movimentos rotacionais da coluna.
7) Ao organizar malas
Erro: Dobrar as roupas e colocá-las na mala em cima da cama ou em local baixo, forçando a coluna a se curvar excessivamente.
Como corrigir: O melhor local para organizar as roupas é em cima de uma mesa, pois mantém sua coluna ereta. Mantenha a mala próxima a esse local e igualmente numa altura satisfatória para sua coluna.

*Estas e outras dicas de postura estão disponíveis, com ilustrações, no site  http://www.herniadedisco.com.br/
e no link “Guia de Postura Dr. Coluna”.