sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Livro tem como tema tipos de doenças da coluna

Dados do IBGE apontam que as dores nas costas são a terceira maior causa de aposentadoria e a segunda de licença ao trabalho. No Brasil, já são mais de 6,5 milhões de pessoas com hérnia de disco. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial terá um episódio de dor na coluna na vida. O alto número de aposentadorias e afastamentos causados por doenças da coluna está diretamente ligados aos hábitos da vida moderna, como falta de exercícios e manutenção de posturas por longos períodos de tempo. Fatores como obesidade, sedentarismo, estresse e envelhecimento também podem favorecer o aparecimento de doenças causadoras de dores nas costas. As patologias da coluna ganharam destaque em um livro independente produzido por 27 profissionais da saúde de diversos locais do país.  A obra "Hérnia de disco e a dor ciática - Como prevenir, como tratar, como conviver" foi  lançada no dia 11 de fevereiro no Instituto Cohen São Paulo.  O evento contou com palestra e sessão de autógrafos do autor e organizador da obra, fisioterapeuta Helder Montenegro, um dos maiores especialistas no tratamento da coluna vertebral do Brasil além dos profissionais que participaram da elaboração do livro que conta com presença do  fisioterapeuta Luiz Fernando Sola.
Ao descrever de forma prática e objetiva os diversos tipos de doenças da coluna, suas formas de prevenção e tratamento, o livro tem como objetivo despertar o interesse da sociedade sobre o tema. O material, que conta com a participação de profissionais de fisioterapia, medicina e educação física, também tem a intenção de servir como ferramenta de consulta ao alcance de qualquer leitor, por meio de linguagem popular e ilustrações que simplificam o conteúdo.
Alerta para os riscos
O fisioterapeuta Luiz Fernando Sola que pertence  Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABR Coluna), explica que a intenção da obra é alertar a população para os riscos aos quais a coluna está sujeita. A relação de todas as doenças que acometem a coluna vertebral está contida nas 296 páginas da edição, assim como as diferentes possibilidades de tratamento, orientações e dicas de postura que podem ser facilmente aplicadas no cotidiano. “A ideia é oferecer mais informação ao paciente, desmitificando a gravidade ou não do problema de coluna, como esclarecer que a dor lombar é comum e que todas as pessoas provavelmente irão passar pelo menos uma vez na vida por esse fenômeno e que elas podem levar uma vida normal, independente de ter uma patologia na coluna”, afirma Luiz Fernando Sola.


Mais informações sobre o livro no:www.herniadedisco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário