sexta-feira, 12 de maio de 2017

Hérnia de Disco - Tratamento sem cirurgia

A hérnia de disco  acontece , quando o disco que está localizada entre as vértebras da coluna,  migra de seu local, centro, para a periferia, em direção ao canal medular ou para os espaços por onde saem as raízes nervosas, levando a compressão das raízes nervosas que chamamos de nervo. 
Acontece tanto na região lombar como na cervical também. Isso pode gerar dor no local, com irradiação no trajeto da estrutura nervosa que percorre em direção aos membros inferiores ou superiores. A dor pode ser intensa e é sentida em atividades bem simples, como ficar de pé, andar, exercer as atividades de trabalho e de vida diária e até mesmo pequenos esforços, como espirrar. Várias são as opções de tratamento para a hérnia de disco e a dor  ciática. Alguns optam pelo controle da dor por meio de medicamentos,  fisioterapia ou cirurgias - minimamente invasivas ou não, outros optam pelo tratamento por descompressão do nervo sem cirurgia  que é realizada em mais de 80 cidades e aqui em Sorocaba pelo ITC Vertebral. O tratamento por descompressão sem cirurgia é indicada principalmente quando a dor não responde a outros tratamentos, relata o fisioterapeuta Luiz Fernando Sola do ITC Vertebral Sorocaba. 
Os pacientes recebem uma análise aprofundada para determinar se realmente ela se enquadra no nosso protocolo de tratamento, se estão aptas a receber esta terapia descompressiva realizada por equipamento modernos de tração.  Nesses casos, temos o cuidado de indicar um tratamento chamado RMA (Reconstrução Músculo Articular da Coluna Vertebral), uma metodologia de tratamento que só é aplicada, quando o paciente se enquadra no grupo de classificação de pacientes que precisam de um tratamento por descompressão dinâmica da coluna vertebral. Este tratamento não é agressivo como todos pensam.    O diferencial deste programa está no uso de tecnologia. Utilizamos uma mesa de descompressão chamado Ergo Style e uma mesa de tração TRITON DTS.  Este último  é o mais avançada do mundo na área da reabilitação de coluna, pois garante uma tração com progressão segura, suave, confortável e precisa,  durante todo o processo de descompressão dos tecidos que envolve a coluna e que estão  pressionando o nervo. 
Este programa de tratamento já foi realizado pela equipe do ITC em mais de 40 mil pacientes e os resultados tem sido de 87 % de melhora dos casos atendidos. O tempo do tratamento depende de vários fatores que são analisados após avaliação criteriosa. Certos pacientes podem ter uma resposta imediata ao tratamento, enquanto outros podem demorar algumas semanas ou meses para melhorar dependendo da gravidade do pinçamento do nervo.

Luiz Fernando Sola
Fisioterapeuta responsável pelo ITC Vertebral Sorocaba
www.itcvertebral.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário