quinta-feira, 31 de maio de 2012

OS BENEFÍCIOS DO PILATES PARA SUA COLUNA

O Pilates foi criado pelo alemão Joseph Pilates no começo do século passado. 

Baseado no movimento dos animais e de crianças durante suas brincadeiras, Pilates criou uma série de exercícios com o objetivo de melhorar a própria saúde, pois sofreu de raquitismo e asma na infância, chegando à idade adulta com um corpo franzino. Aos 32 anos, depois de adotar o método em si mesmo, passou a exibir um corpo de fazer inveja aos atletas mais bem treinados e a disseminar a prática entre amigos e conhecidos. A técnica envolve o fortalecimento da musculatura do abdome, que ele chamava de power house (ou casa de força, na tradução do inglês). 





A definição dos músculos, principalmente do abdome, a melhora na postura e o aumento da flexibilidade são alguns dos benefícios propagados pelos praticantes e indicados pelos médicos, principalmente aos que têm problemas de coluna. Com o fortalecimento da musculatura do abdome há a possibilidade de diminuir o número de crises de hérnia, dependendo do local da lesão. Já a reeducação postural ajuda a recuperar centímetros que já tinha e estavam escondidos sob uma postura curva. 

Diferente da musculação, os exercícios do pilates fortalecem, mas não fazem os músculos crescer tanto quanto a musculação. O pilates trabalha mais com a repetição de movimentos e menos com o aumento das cargas. Além disso, as molas usadas nos aparelhos oferecem um tipo de exercício diferente dos executados na musculação. Outra diferença é que os exercícios de pilates feitos no chão trabalham vários grupos musculares ao mesmo tempo, enquanto na musculação cada exercício estimula, normalmente, um músculo por vez.

E se você sofre de dores na coluna e deseja praticar pilates, procure profissionais graduados com formação em pilates  Um trabalho especializado e individualizado vai levar ao bem estar de sua coluna vertebral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário