terça-feira, 4 de outubro de 2011

Os 7 pecados que cometemos com a coluna

As dores nas costas são um fato no dia a dia da maioria das pessoas, o que é confirmado pelas estatísticas:
- Segundo a Fiocruz, 36% dos brasileiros sofrem com algum problema de coluna;
- O IBGE informa que, aqui no Brasil, os portadores de hérnia de disco já alcançam a marca dos 5,3 milhões;
- De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Domicílio (Pnad), a lombalgia é a segunda doença crônica mais comum do país com 13,5% de ocorrências. Perde apenas para a hipertensão arterial, 14%.
“Com o tempo, vamos somando pequenos gestos e hábitos do cotidiano que, aliados ao sedentarismo, levam a problemas mais sérios que a dor nas costas, como a hérnia de disco”, explica Dr. Helder Montenegro, fundador do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC Vertebral) e presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna.
Os 7 pecados. 
Dr. Helder Montenegro aponta os principais erros cometidos com a postura, observando as queixas de seus pacientes ao longo de sua vivência clínica, e aponta a forma correta de realizar as atividades:

1) Ao dormir
Erro: Dormir de bruços, pois a região lombar fica sobrecarregada.
Como corrigir: Deite-se de lado, com os joelhos levemente dobrados, com um travesseiro sob a cabeça e outro entre as pernas.
2) Ao trabalhar com o tronco inclinado para frente
“Nesta situação, arquitetos, dentistas, enfermeiros, médicos-cirurgiões e trabalhadores que carregam peso são os que mais sofrem”, avisa Dr. Helder.
Erro: Curvar as costas, debruçando-se sobre uma pessoa ou objeto.
Como corrigir: Mantenha a coluna ereta sempre que possível. Se o trabalho for em pé, conte com a ajuda de um banquinho para apoiar uma das pernas. Se for sentado, procure manter o pescoço elevado e as costas retas, além de levantar-se e alongar-se a cada 20 minutos.
3) Ao trabalhar diante do computador
Erro: Usar cadeira fixa, que faz com que o corpo fique mal posicionado. Escorregar o corpo na cadeira ou dobrar as pernas para trás também causam problemas nas costas.
Como corrigir: A cadeira deve ter rodinhas, regulagem de altura, regulagem de encosto e apoio para os cotovelos. Os braços devem ficar na altura dos cotovelos e as pernas em um ângulo de 90o com o chão.
4) Ao dirigir
Erro: Afastar-se da direção, escorregando o tronco para trás e esticando os braços. Dessa forma, tanto a região lombar como a cervical são prejudicadas.
Como corrigir: Use um suporte lombar (pequena almofada) para promover conforto e evitar dores na coluna, mantendo a postura correta. Joelhos alinhados com os quadris ou um pouco acima. Apoiar bem o corpo no assento e no encosto do banco e mais próximo possível de um ângulo de 90 graus.
5) Ao colocar e retirar o bebê do berço
Erro: Curvar excessivamente para frente e para baixo com o bebê nos braços (cujo peso intensifica a má postura), procurando transpor as grades do berço.
Como corrigir: Prefira berços com grades reguláveis, pois evita a inclinação excessiva. Posicione-se lateralmente ao berço e utilize o movimento das pernas, uma na frente da outra, oferecendo uma base necessária para que o joelho dobre, evitando curvar a coluna seja para colocar ou para retirar o bebê.
6) Ao varrer a casa
Erro: Curvar a coluna para frente, usando uma vassoura de cabo curto.
Como corrigir: Mantenha-se ereto e com os pés afastados. Utilize uma vassoura correspondente à sua altura, evitando movimentos rotacionais da coluna.
7) Ao organizar malas
Erro: Dobrar as roupas e colocá-las na mala em cima da cama ou em local baixo, forçando a coluna a se curvar excessivamente.
Como corrigir: O melhor local para organizar as roupas é em cima de uma mesa, pois mantém sua coluna ereta. Mantenha a mala próxima a esse local e igualmente numa altura satisfatória para sua coluna.

*Estas e outras dicas de postura estão disponíveis, com ilustrações, no site  http://www.herniadedisco.com.br/
e no link “Guia de Postura Dr. Coluna”.



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