domingo, 27 de setembro de 2009

A influência da sua pisada pode interferir na sua coluna e postura.

Você sabe como pisa e anda e qual é o seu tipo de pé ?
Qual o critério que você usa para se prevenir ou tratar de um problema articular, muscular ou postural ? Como você faz para comprar o seu tênis para uma prática esportiva ou lazer ? É o mais bonito? O mais barato? O mais macio?
Independente de qual critério anteriormente descrito está na hora de incluir o seu tipo de pisada. Apesar de serem tão pouco lembrados, os pés são os principais órgãos de sustentação e equilíbrio do nosso corpo. Quando apresentam algum tipo de deformidade ou “pisam” sobre o solo de maneira errada, é comum causarem graves problemas posturais, articulares e dores das mais variadas intensidades ao longo da coluna vertebral e em outras partes do corpo. Para você identificar como está sua pisada existe um aparelho chamado Baropodometria Computadorizada, que mensura e quantifica os picos de maiores pressões que seu pé exerce sobre o solo, e determina qual é o tipo de pé e pisada. De acordo com o fisioterapeuta Luiz Fernando Sola especialista no estudo da postura do corpo, coluna e pé, a pisada deve ser avaliada parado e andando. Hoje conseguimos quantificar os picos de maiores pressões dos pés em relação ao joelho, quadril e coluna, e determinar os desequilíbrios que possam existir levando a problemas músculos esqueléticos. Com os resultados podemos intervir precocemente, tratando ou prevenindo os problemas que vão, desde simples bolhas e unhas encravadas, traumas na coluna e joelho, desvios posturais, desgastes nas articulações e inflamações na planta do pé entre outras patologias. Ele explica que o exame é realizado de preferência junto com uma avaliação postural e funcional a fim de identificar se já há alterações posturais pelo corpo vindas dos pés.Esta avaliação é importante para atuações preventivas e terapêuticas. Quando há significativas alterações vindas dos pés, no seu modo de andar e pisar, estas podem gerar desequilíbrios nas articulações e tendões. Qualquer erro na pisada devem ser corrigidas precocemente com calçados e tênis adequados ou com uma palmilha personalizada postural. Fernando Sola destaca que o essencial é ter um calçado adequado às características do usuário e também ao tipo de atividade a ser exercida. Geralmente quando se compra um tênis, a embalagem não indica para que tipo de pisada o calçado é indicado, o usuário deve ficar atento e saber como pisa. O teste da pisada pode ser realizado por um especialista, médico ou fisioterapeuta que trabalhe com análise de marcha tanto na estática quanto na dinâmica. Em alguns casos há a necessidade de se confeccionar uma palmilha postural personalizada de acordo com os resultados da Baropodometria e análise postural. Estas palmilhas proporcionam um alinhamento da pisada e da postura, distribuem adequadamente as cargas e pressões exercidas nos pés, devolve um maior equilíbrio muscular e uma melhor estabilidade articular melhorando a performance em atividade físicas, caminhada ou corrida, corrige a pisada para aliviar as dores nos pés, joelho, quadril e coluna.
Portanto fique atento a maneira como você pisa e anda. Uma nova pisada para você, pode proporcionar um novo movimento para sua vida.

Dr. Luiz Fernando Sola
Fisioterapeuta - Responsável pelo Serviço de Podoposturologia do Instituto Krion
www.institutokrion.com.br/palmilhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário