sexta-feira, 3 de julho de 2009

Pilates, método que integra o corpo e a mente

Tente visualizar o seu corpo como se fosse uma orquestra sinfônica. Cada músculo corresponde a um instrumento com som e melodia próprios. Tudo na mais perfeita ordem. Sem que nota alguma soe desafinada, sem que um arranjo grave se sobreponha a um agudo. Assim, a música ecoa de forma agradável e prazerosa.

A analogia serve para explicar um pouco como funciona o método que é a febre mundial do momento. Trata-se do pilates, uma técnica que procura trabalhar músculo, tendão, vértebra e osso de forma harmônica para fazer o corpo funcionar como uma música melódica.

A modalidade desenvolvida pelo alemão Joseph Pilates aportou primeiro nos Estados Unidos, para onde havia se mudado na década de 20, quando abriu seu estúdio em Nova York, atraindo basicamente bailarinos. Hoje, nada menos do que seis milhões de pessoas estão lotando studios de pilates naquele país, segundo dados da Pilates Method Alliance (PMA), organização internacional dos profissionais da área.

O método Pilates consiste no equilíbrio entre mente e corpo. Para isso os exercícios devem ser feitos lentamente, em sincronia com a respiração, centralizando o esforço no abdômen – chamado de Casa de Força. Postura, alongamento, fortalecimento, prevenção de lesões e manutenção do condicionamento físico! Parece mentira, mas todos esses benefícios estão reunidos neste método que tem mais 500 exercícios praticados na bola, solo (chão) e nos aparelhos com molas, que é a marca registrada do Pilates.

A concentração e a precisão dos movimentos associadas a respiração são priorizadas durante toda a prática. “A precisão é o grande diferencial porque dela resulta a eficiência, ou seja, o mínimo de dispêndio energético possível e necessário para atingir o máximo de resultados”,

Os benefícios físicos do Pilates já foram mais que comprovados quando praticados regularmente de 2 à 3 vezes/semana. Os resultados são rápidos e aparentes, pois, tonifica e define músculos, melhora a flexibilidade e harmoniza as formas do corpo, melhorando o visual, assim como sua auto-estima. O método se aplica à qualquer pessoa que queira também usufruir da sensação de bem estar dentro do próprio corpo, mas há também aqueles que relatem seu poder sobre o estado psíquico, proporcionando noites de sono mais revigorantes e diminuindo quadros de ansiedade, enfim, por quem deseja melhorar sua performance, ter mais saúde, disposição e, é claro, um corpo bonito e firme.

.As aulas de Pilates têm a duração média de uma hora e não existe um modelo padrão a ser seguido, os exercícios sofrem variações e podem ser adaptados para diferentes praticantes. Dessa maneira as aulas se tornam dinâmicas e fogem da rotina.

Dr. Luiz Fernando Sola

Fisioterapeuta

Pilates / RPG / Oteopatia / GDS

Terapia Crânio Sacral / Podoposturologia

Posturologia / Palmilha Postural / Terapia Manual

Nenhum comentário:

Postar um comentário