terça-feira, 2 de outubro de 2012

Como tratar a dor na Coluna Vertebral.


Dores nas costas, torcicolos, inflamação nos nervos e músculos, lombalgia, protusão, problemas cervicais, lombares, hérnia de disco, espondilose, artrose. Pesquisas apontam que 80% da população apresentam ou apresentarão dor na coluna vertebral. A cada dia é desenvolvida uma infinidade de tratamentos que prometem solucionar ou, ao menos, amenizar o sofrimento dos pacientes, mas só depois de muita avaliação que os especialistas no assunto podem bater o martelo para a melhor terapia. Às vezes, opta-se pelo controle da dor por meio de medicamento, fisioterapia ou cirurgia - minimamente invasiva ou não. Porém, muitos concordam que em boa parte destes casos são tratáveis e a cirurgia é em último caso.
Hoje temos várias linhas de tratamento com fins terapêuticos, corretivos e preventivos.Terapias que trabalhem o corpo de forma global surgem nos últimos anos. Muito deles buscam tratar a causa da dor como o RPG (Reeducação Postural Global) que trabalha as desarmonias do corpo através de exercícios posturais, a Osteopatia, que são pequenos ajustes realizados no corpo através de mobilizações e manipulações para corrigir as disfunções articulares responsáveis pela dor, a Podoposturologia que é o estudo dos pés em relação a postura, onde o fisioterapeuta de acordo com análise da pisada, tipo de pé e postura, confecciona uma palmilha postural de tratamento para normalizar as alterações encontradas na coluna, e ainda a Acupuntura que busca um efeito terapêutico através do uso de agulhas em diversos pontos do corpo, além de outros métodos que trabalham os desequilíbrios corporais.
Em relação às atividades físicas voltada para coluna temos a Musculação direcionada, o Pilates que é um condicionamento físico e mental que trabalha a postura através de movimentos consciente e inteligentes. Para os casos mais graves e crônicos da coluna como as hérnias de disco, as protusões discais, onde a dor está presente a mais de 4 meses, existem mecanismos de tratamento como a tração computadorizada eletrônica, mesa de descompressão dinâmica que são aparelhos que buscam descomprimir os discos que provocam a dor na coluna e que pode irradiar para o glúteo e perna. Além disso há os exercícios específicos de estabilização, onde é utilizada um aparelho que facilita a execução e ativação dos músculos profundos da coluna, que são os grandes responsáveis por muita dores lombares e cervicais. Procure um profissional especializado e tire suas dúvidas para ver qual o tratamento mais indicado de acordo com seu problema.
Dr. Luiz Fernando Sola - Fisioterapeuta
http://www.institutokrion.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário